Home » Marketing Digital: uma realidade que você não pode ignorar

Marketing Digital: uma realidade que você não pode ignorar

Verdade seja dita: a empresa que está fora da Internet, está fora do mercado. Se ainda não está, é questão de tempo, pouquíssimo tempo. A afirmativa se justifica quando a confrontamos com dados sobre o comportamento dos consumidores: 92% dos internautas utilizam a rede mundial de computadores para pesquisar empresas, produtos e serviços antes de efetivar uma compra. Em 2013, o Brasil ficou em quinto lugar no ranking de usuários conectados, de acordo com pesquisa feita Pelo IBOPE e IBGE.

Se você ainda não se convenceu do poder da web e o quanto ela pode te fazer lucrar, este artigo é para você! Mais do que ter presença online garantida, é preciso investir em uma estratégia de marketing digital para o seu negócio. Isto não significa dispensar aparição nas mídias tradicionais – pelo contrário!  O interessante é investir em uma ação conjunta para que suas campanhas ganhem força e o boca a boca digital seja a matéria-prima para sua reputação no mundo virtual e real. Apontaremos aqui alguns bons motivos para se investir em uma estratégia de marketing digital para sua empresa e ganhar cada vez mais visibilidade!

O mundo na palma da mão

56% dos brasileiros acessam a Internet pelo tablet ou pelo celular. Entre estes dois dispositivos, a web é a mídia mais acessada, ultrapassando a televisão, de acordo com pesquisa realizada pelo Interactive Advertising Bureau. Ignorar este universo é excluir a possibilidade de vender  e falar para um público que cresce a cada dia. Especialistas apontam que, em 2014, o setor de e-commerce deve movimentar R$ 39,5 bilhões, um crescimento de 27%, em relação ao ano passado. Por isso, é muito importante que sua empresa seja encontrada pelos mecanismos de busca, palavras-chave ou links patrocinados.

Influência coletiva

Em outros tempos, quando alguém queria saber se um produto ou serviço era bom, perguntava para um amigo. Hoje, a indicação do amigo ganhou proporções bem maiores com a Internet. As opiniões de conhecidos ganharam a companhia de tantas outras pessoas que deixam seu testemunho online sobre determinado produto ou serviço e acabam influenciando quem deseja fechar um negócio. Ter uma estratégia de marketing digital ajuda a empresa a construir uma reputação online e a ganhar credibilidade entre os que buscam seu negócio.

O poder das redes sociais

Do tempo de conexão dos brasileiros na web, 93% se destina ao Facebook. É ou não é um dado impressionante? Há ainda outras redes sociais igualmente interessantes para quem tem um negócio, além de milhões de usuários ávidos por novidades: Linkedin, Instagram, Twitter e Pinterest, neste sentido, são boas apostas. Um especialista em marketing digital pode te ajudar a construir sua imagem corporativa, disseminando a visão e os valores da empresa, adequando a linguagem e o conteúdo para cada canal, assim como a frequência correta. Só “vender o peixe” não adianta: é preciso oferecer conteúdo relevante e que envolva o cliente.

Na Internet, no entanto,  todo cuidado é pouco – o imediatismo que é peculiar à mídia é, literalmente, uma via de duas mãos. O consumidor agora tem voz e precisa de uma resposta imediata. As redes sociais têm se mostrado uma excelente ferramenta de pós-venda. A administração das expectativas dos consumidores está redirecionando os rumos do atendimento ao cliente no mundo dos negócios. O outro lado desta moeda é a interatividade. Através do investimento em estratégias de marketing digital (com foco nos interesses do público nas mídias sociais), é possível conhecer bem o perfil do seu cliente e direcionar conteúdo de interesse como posts, e-mail marketing, campanhas, ofertas e programas de fidelização.

Regras de ouro do marketing digital

Agora que você já viu o quanto é importante ter uma estratégia digital, vale ter em mente as regras de ouro do mundo virtual:

  • Envolver o cliente nos canais em que a empresa estiver presente;

  • Ter o planejamento de marketing digital aliado à área comercial;

  • Divulgação de conteúdo relevante (por isso é fundamental conhecer bem o perfil, anseios, necessidades e desejos do seu público-alvo);

  • Criação de um relacionamento estreito com seus seguidores;

  • Monitoramento rigoroso dos resultados. Estar 24 horas por dia durante os sete dias da semana online requer monitoramento em tempo integral do que se passa no mundo virtual, bem como para fins de mensuração. De fato, de nada adianta investir em estratégias e marketing digital se não houver o acompanhamento dos resultados ao longo do caminho – neste sentido, o Google Analytics pode ser uma aliado indispensável para identificar o que está dando certo e o que não atingiu o público de maneira eficaz, além de medir o número de acessos ao site da empresa. Aposte na ferramenta!

Sua empresa já encara o investimento em marketing digital como imprescindível para o sucesso na realidade atual? Em quais estratégias você já investe para alcançar uma maior presença na web e gerar mais engajamento dos clientes?

 

Formado em Ciências Contábeis pela Universidade de Santo Amaro, especialista em gestão de pequenas empresas. Possui diversos cursos de extensão nas áreas de contabilidade, Marketing e empresarial. Diretor comercial da Soluzione Assessoria e Consultoria Contábil, Consultor Especialista em empreendedorismo, gestão, Marketing e Contabilidade para Micro, Pequenas e Médias Empresas.

Deixar um Comentário

*

*