Home » Contabilidade, Marketing e Empreendedorismo na ótica de um contador

Contabilidade, Marketing e Empreendedorismo na ótica de um contador

Já tratei anteriormente sobre a falsa visão que muitas pessoas têm sobre o profissional de Contabilidade, enxergando-o como um “mal necessário”. Isso se deve ao fato de muitos colegas ainda não terem se adaptado aos novos tempos e ao reposicionamento que o ofício teve nas últimas décadas com o avanço da tecnologia e as mudanças na forma de se administrar uma empresa. O modelo anterior – e que ainda perdura no inconsciente coletivo – tem o contador ainda como o profissional fadado à simples função de lançar impostos e demais obrigações fiscais, como um mero despachante que ajuda as pessoas a desburocratizar processos.

As funções de um contador vão muito além das citadas. É o contador que está presente no nascimento da empresa, desde o seu registro na Junta Comercial, não se atendo somente às cargas fiscais e trabalhistas, mas também aos lucros e diagnósticos financeiros. No entanto, o contador moderno tem responsabilidades bem maiores, e sua experiência é fundamental para que uma empresa atinja suas metas. Um bom profissional entende o quanto sua função é estratégica, já que suas informações servem de base para a tomada de decisão do gestor. Quanto mais complexa a empresa, maior é o papel do contador e suas possibilidades de atuação. Por esses e outros motivos, o contador moderno precisa entender que sua posição deve ser empreendedora e abranger até mesmo o marketing, tanto para o benefício de seu cliente, como em razão de seu próprio trabalho.

Cenário promissor

O Brasil tem atualmente cinco milhões de pequenas empresas, sendo três milhões de empreendedores individuais. Em outras palavras, o mar está para peixe! Cada vez mais este universo busca uma assessoria especializada, e o contador é o profissional-chave que participa de todas as etapas do negócio, identificando oportunidades e tendo uma boa rede de contatos. Um contador especializado em Marketing entende as necessidades do cliente e – e até dos clientes de seu cliente – porque entende os mecanismos de precificação de produtos, o posicionamento da empresa no mercado e o processo de comunicação envolvido até o atingimento das metas. Marketing e Contabilidade estão associados mesmo em temas da área de atuação dos contadores, como fluxo de caixa, margem de lucro e logística de compra e venda. Quem estudou Marketing sabe o quanto estas questões podem ser explorados na fidelização de clientes e em campanhas promocionais, ou explorados na comunicação da empresa em canais apropriados.

O contador no contexto atual

Na era da informação, é mais que importante que o contador empreendedor tenha “veia” empreendedora e seja especializado em Marketing, disponibilizando mais ferramentas para guiar uma empresa para o sucesso. Porém, somente um empreendedor pode captar os anseios de outro empreendedor e orientá-lo para resultados acertados. Posso afirmar isso por experiência própria. Este “novo” profissional de Contabilidade, estudioso, com perfil mão na massa e com inteligência emocional aguçada, ajuda muitas pessoas a desenvolverem seus negócios, munidos de informações estratégicas para a tomada de decisões acertadas. Minha trajetória na Soluzione Contábil é prova de como este diferencial tem alavancado negócios em diversas frentes de atuação: isto fica evidente quando alinho expectativas e ajudo os clientes a atingirem suas metas.

 

Formado em Ciências Contábeis pela Universidade de Santo Amaro, especialista em gestão de pequenas empresas. Possui diversos cursos de extensão nas áreas de contabilidade, Marketing e empresarial. Diretor comercial da Soluzione Assessoria e Consultoria Contábil, Consultor Especialista em empreendedorismo, gestão, Marketing e Contabilidade para Micro, Pequenas e Médias Empresas.

Deixar um Comentário

*

*